
Uma ação emergencial de castração mobilizou equipes e voluntários na quarta-feira (21) no município de Careiro da Várzea, no interior do Amazonas. O mutirão resultou na captura de 95 felinos, sendo 46 machos, 34 fêmeas e 15 filhotes. Do total, 80 animais adultos foram submetidos à cirurgia de castração, enquanto os filhotes, devido à idade tenra, não passaram pelo procedimento.
A iniciativa visa o bem-estar dos animais acolhidos por um casal de idosos da comunidade, que, movidos pela compaixão, abrigaram os bichos abandonados ao longo dos anos. A situação do casal se agravou com a recente cheia dos rios, dificultando o cuidado dos animais.
Todos os gatos capturados serão destinados à adoção responsável. Aqueles que não encontrarem um novo lar retornarão para a residência do casal.
O trabalho foi coordenado pelo Castromóvel da Secretaria Executiva de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepet) e contou com a participação ativa de 20 voluntários, incluindo médicos-veterinários e estudantes de Medicina Veterinária.
O mutirão de captura se estendeu por quatro horas, seguido por pouco mais de uma hora de procedimentos cirúrgicos realizados no interior do Castromóvel da Sepet. Essa estrutura móvel garantiu o bem-estar dos animais durante todo o processo, além de contribuir para a redução de futuros abandonos.
Além dos gatos, a ação também possibilitou o resgate de quatro filhotes de cachorro que se encontravam na comunidade e agora estão disponíveis para adoção. A situação na região ainda preocupa, com outros animais em risco devido ao rápido avanço das águas.
A comunidade e interessados em adotar os animais resgatados ou em prestar apoio ao casal podem entrar em contato através do número (92) 98201-3805.