
O governador Wilson Lima acompanhou, nesta quinta-feira (17), o envio de 160 toneladas de ajuda humanitária para os municípios de Humaitá, Apuí e Manicoré, na calha do Rio Madeira, no Amazonas. A ação faz parte da Operação Cheia 2025 e inclui alimentos, caixas d’água e kits do projeto Água Boa, com purificadores de água, que visam minimizar os impactos da enchente na região. Os itens partem do porto de São Raimundo, na zona oeste de Manaus, e devem chegar aos municípios a partir da próxima segunda-feira (21).
Para Humaitá, o Estado enviará 80 toneladas de alimentos, 300 caixas d’água, dois purificadores e copos de água. Manicoré receberá 40 toneladas de cestas básicas, 100 caixas d’água e dois kits de purificação. Já Apuí será contemplado com 40 toneladas de alimentos, 200 caixas d’água e outros dois kits do Água Boa. De acordo com a Cosama, mais de 26 mil copos de água serão enviados aos três municípios, como medida para prevenir doenças relacionadas ao consumo de água contaminada.

A operação de resposta à cheia é coordenada pelo Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, criado pelo Governo do Amazonas em janeiro. Durante reunião do comitê na quarta-feira (16), Wilson Lima detalhou as ações previstas, como distribuição de itens essenciais, instalação de novos sistemas de purificação de água, reforço no abastecimento de medicamentos e envio do barco-hospital São João XXIII para atendimento nas áreas afetadas.

Até o momento, mais de 23 mil famílias foram impactadas pelas cheias no Amazonas, com 92 mil pessoas diretamente afetadas. Dos 62 municípios do estado, oito estão em Situação de Emergência, 18 em Alerta, 25 em Atenção e 11 permanecem em situação de normalidade. A previsão é que o pico das cheias continue até julho.

Além das ações humanitárias, o Governo do Amazonas prevê apoio ao setor primário, como renegociação de dívidas agrícolas e investimentos em programas de compra de alimentos da agricultura familiar. Mais de R$ 5 milhões serão destinados para a aquisição de alimentos que serão repassados a instituições de assistência social em todo o estado.
Fotos: Divulgação/Governo do Amazonas